Teste Atenção Concentrada


 APRESENTAÇÃO

O teste AC Vetor é um dos mais utilizados testes de atenção concentrada. Sua utilização ocorre nas mais diversas situações, como psicodiagnósticos, seleção de pessoal, obtenção de CNH, etc. A atenção concentrada pode ser definida como a capacidade de selecionar uma fonte de informação(estímulo do meio ambiente ou do mundo interior) dentre todas as que estão disponíveis em um determinado momento e conseguir dirigir sua atenção (manter o foco) para este estímulo ou tarefa a ser realizada no decorrer do tempo. Portanto, em qualquer tarefa que precise ser realizada ou atividade em que esteja envolvido, é necessário que o indivíduo focalize sua atenção concentrada por um maior intervalo de tempo, a fim de facilitar o processo de aprendizagem, promovendo o bom aproveitamento e a qualidade de seu trabalho.Dessa forma, é possível compreender a importância da avaliação da atenção, que é amplamente observada atualmente tanto na área clínica, quanto de seleção de pessoal. Esta aptidão se mostra importante e precisa ser examinada principalmente nos condutores de veículos automotivos de todo tipo, e também para diversas outras atividades, pois é possível afirmar que a atenção está muito relacionada com a qualidade com que as pessoas executam as tarefas que se propõem a realizar no seu dia-a-dia.Em concursos, o teste de atenção concentrada (qualquer que seja) geralmente é o primeiro a ser aplicado,aproveitando a elevada tensão do momento, e assim aumentando o número de candidatos reprovadas nesse teste. A justificativa alegada pelos psicólogos é de que assim poderia ser verificado quem consegue manter a calma em situações de alto estresse.

2 METODOLOGIA

A linha que aparece na parte da frente da folha de aplicação é um exemplo que se destina ao treino do examinando.O verso da folha contém a prova propriamente dita que consiste em 21 linhas, cada qual com 21 símbolos.Em cada linha horizontal devem ser cancelados sempre 7 símbolos (um terço do total da linha). No alto da folha se encontra o retângulo com os três estímulos a serem cancelados para que o examinando não necessite decorar os estímulos e nem mesmo perder tempo virando a folha para confirmar os modelos a serem marcados. Encontra-se também no canto superior direito um espaço para que sejam anotadas as variáveis importantes do teste, a saber: os acertos, os erros, as omissões, o total de pontos e o percentil.Após a elaboração final do instrumento, foi realizada uma pesquisa com a finalidade de se estimar o tempo mais adequado de aplicação. O teste foi então aplicado em 200 pessoas de diferentes níveis de escolaridade com tempo livre, permitindo que todos chegassem ao final do teste. A partir dos resultados encontrados foi obtido o tempo médio de 6’57” (seis minutos e cinqüenta e sete segundos), fixando-se posteriormente o tempo de aplicação em 5 minutos.

3 INSTRUÇÕES PARA APLICAÇÃO

O teste pode ser aplicado de forma individual ou coletiva.Para a aplicação coletiva é importante ser dada uma explicação geral para os examinandos do motivo darealização do teste. Neste caso sugere-se um máximo de 30 candidatos em uma sala. Os examinandos devem sentar-se em carteiras que apresentem uma distância entre elas que permitam a passagem do examinador durante oteste. É recomendado que nas aplicações coletivas o psicólogo tenha um auxiliar (um estagiário ou outro psicólogo)para ajudar na distribuição do material, resolução de dúvidas e controle da aplicação.O limite de tempo para aplicação é de 5 (cinco) minutos.
É importante lembrar que as instruções do teste são padronizadas e devem ser lidas pelo psicólogosem introduzir modificações, que podem invalidar a aplicação do instrumento.
As instruções são apresentadas a seguir:Antes da distribuição do material, deve-se dizer:“
Vocês vão receber uma folha de respostas. Vocês não vão escrever nada, nem virar a folha até que eu lhes peça.”

Distribuir uma folha de resposta e um lápis ou caneta para cada examinando.
“Atenção. Todos vocês receberam uma folha igual a esta? 
(mostrar).É a Folha de Respostas. Peguem o lápis (caneta)e preencham a folha escrevendo nome, sexo, idade e escolaridade.”
“ Agora atenção, pois vamos iniciar as explicações.Deixem as suas folhas de resposta sobre a mesa e olhem agora para a minha ” (o aplicador levanta e mostra a sua folha para o grupo).



“Como vocês podem notar nesta parte da frente da folha de respostas, nós temos um retângulo com três tipos de setas desenhadas dentro dele ” (mostrar).“Estes tipos de setas estão misturados com outros nesta linha ” (mostrar).“A tarefa que vocês vão realizar é procurar as setas iguais às que estão dentro do retângulo no meio das outras que estão nesta linha. Cada vez que vocês encontrarem uma delas, ela deve ser assinalada com um risco na vertical ou levemente inclinado de forma que fique claro que vocês encontraram uma delas.
”Após alguns segundos perguntar:“Todos entenderam? ”Aguardar a resposta do grupo e caso alguém não tenha entendido, repetir novamente as instruções iniciais.Uma vez que todos tenham entendido, devem ser dadas as seguintes instruções complementares:“As setas não precisam aparecer juntas ou em seqüência para serem assinaladas. Cada vez que uma delas aparecer ela deve ser riscada. As setas podem aparecer várias vezes na mesma linha e toda vez que isso acontecer elas devem ser riscadas.” “Caso vocês marquem uma seta e vocês percebam que ela não é igual a nenhuma das que estão no retângulo, vocês devem fazer um círculo em volta dela para que ela não seja considerada como erro no momento da correção.” “Alguma dúvida? ” (aguardar a resposta dos integrantes do grupo)Depois disso continuar: “ Vocês agora vão fazer esta linha de exemplo para treinarem a tarefa que deve ser realizada. Vocês devem trabalhar na seqüência sempre da esquerda para a direita, com rapidez, mas com atenção, procurando não esquecer de assinalar nenhuma seta e não riscar as que não estejam dentro do retângulo, pois os erros serão descontados do total de acertos.” “Vamos começar? Ao terminarem, coloque o lápis em cima da mesa e não virem a folha.”O psicólogo deve aguardar alguns minutos até que todos os examinandos terminem a fase de treino. Deve-se verificar se não foram cometidos erros ou omissões. Se foram, deve-se corrigi-los na frente do examinando,cancelando-se as omissões e colocando um círculo ao redor dos erros para anular os cancelamentos que tenhamsido feitos por engano.“Vocês devem ter marcado o primeiro, o terceiro, o sexto, o décimo, o 14°, o 17° e o 20°? ” (aguardar aconfirmação)“Muito bem ”.“Agora nós vamos fazer o teste propriamente dito. Prestem atenção, mas não virem a folha ainda. No verso desta folha vocês podem ver várias linhas como esta que vocês acabaram de fazer e também as setas que estão no retângulo na parte de cima da folha. Vocês farão exatamente a mesma coisa: riscar as setas à medida em que elas forem aparecendo em cada linha. Tomem cuidado para não pular nenhuma delas, lembrando que devem trabalhar depressa, mas com atenção, porque os erros e omissões serão descontados do total de acertos. Todos entenderam? Quando eu disser para parar, todos devem deixar o lápis sobre a mesa, virar a folha para a parte da frente e aguardar que elas sejam recolhidas.Podem começar ”.O aplicador deve marcar o horário de início.Interromper a aplicação depois de 5 minutos.

4 CORREÇÃO

A correção é feita obtendo-se o total de acertos (A). Depois conta-se os erros (E), que são as figuras queestão riscadas e que estão fora dos círculos. Depois deve-se contar o total das omissões, que são as figuras quedeveriam ser marcadas e não o foram, considerando até a última figura marcada. Não se considera omissão asfiguras não marcadas a partir desse ponto. Anota-se nos devidos locais no quadro do canto superior direito da folha.Considerando:Acertos (A): figuras que foram marcadas corretamente;Erros (E): figuras que foram marcadas e não deveriam ter sido;   Omissões (O): figuras que deveriam ter sido assinaladas e não o foram;Pontos (P): total de pontos


Tendo encontrado o total dos acertos, os erros e as omissões, deve-se aplicar a fórmula P=A-(E+O) para sechegar ao total de pontos (P). É importante observar que, na fórmula acima, primeiro deve-se somar os erros e asomissões e depois subtrair o valor encontrado do número de acertos (uma única vez) para se chegar ao total depontos.Por essa fórmula se percebe que cada erro ou omissão é descontado do total de acertos. Não há no teste ACVetor um índice para quantidade e outro para qualidade do desempenho. Há apenas um índice geral de desempenhodo indivíduo na prova.De posse do total de pontos, o psicólogo deverá procurar na tabela mais apropriada para o examinando, opercentil correspondente ao total de pontos.Eventualmente pode acontecer que uma determinada pontuação bruta esteja entre dois percentis. Nestassituações deve-se considerar o percentil mais baixo. A interpretação de um percentil igual a 60 por exemplo, indicaque o resultado obtido por este sujeito é igual ou superior a 60% da população da amostra de padronização. Nestesentido, se um resultado estiver entre o percentil 60 e 70, ele corresponde ao percentil 60, porque ainda que eletenha conseguido atingir uma pontuação bruta que permita atribuir-lhe o percentil 60, seu número de pontos é inferiorao necessário para alcançar o percentil 70.

4.1 Exemplo de Avaliação

AC Folha de resposta 

IDADE: 26 anos 
SEXO: Masculino
ESCOLARIDADE: Superior
Acertos: 106
Omissões: 12
Erros: 4
Pontos: 90
Percentil: 60
Classificação: Médio




Acertos: 106
Omissões: 12
Erros: 4
Pontos: 90
Percentil: 60
Classificação: Médio




 6 -O presente protocolo refere-se a um examinando do sexo masculino, com 26 anos e escolaridade superiorincompleto que participou de uma avaliação psicológica em um processo seletivo na cidade de São Paulo. A tabelaconsultada foi a Tabela de Seleção de Pessoal de São Paulo. Como pode-se perceber o examinando fez 106 acertose cometeu 12 omissões e 4 erros. Aplicando-se a fórmula de correção do teste P=A-(E+O) é possível chegar ao totalde pontos do examinado: P=106-(12+4), portanto P=90. O percentil obtido para este resultado é 60 que é classificadocomo médio.Assim pode-se concluir que a capacidade de atenção concentrada do examinando é mediana.

4.2 Tabelas de Percentis

Existem diversas tabelas de correção disponíveis para cada situação de avaliação. Abaixo serão apresentados dois exemplos de pesquisas realizadas no ano de 2001:


COMO RESOLVER

Para marcar todos os itens em menos de 5 minutos, em vez de marcar simultaneamente as 3 setas, o que torna a tarefa mais lenta, basta marcar todos os triângulos iguais ao 1° na linha, ao finalizar a linha volte e marque o 2° triângulo e por último o 3° triângulo. Depois de completada a 1ª linha, passe para a 2ª, e assim por diante.

6 FOLHA DE TESTE

Nas páginas a seguir encontram-se a capa e o teste AC Vetor