RM – Raciocínio Mecânico



RM  – Raciocínio Mecânico



       Este teste mede o conhecimento prático de mecânica e física (adquirido principalmente em experiências cotidianas e práticas), bem como a capacidade de integrar as informações em textos com a figura descritiva da situação problema.           

A prova envolve o entendimento de uma figura e de um texto apresentado, para chegar na resposta correta.
.É claro que é a letra C, já que a sombra se projeta seguindo a direção que os raios do sol estão incidindo.



A resposta é a letra A, já que o vento é mais forte mais longe do chão, já que hámenos empecilhos para o deslocamento do ar.Exemplos terminados, vamos ao teste resolvido.


Obviamente a resposta é a letra A, já que a dispersão da fumaça está acontecendo demaneira muito mais vigorosa.

  
  
 As rodas estão direcionadas no sentido do movimento, portanto a resposta é letra A


 
 Quanto menor a roda, mais voltas ela dá. Basta observar que para cada movimento dedente da roda C há um movimento de dente da roda B, mas a roda B tem muito mais dentesque a roda C. Logo, a resposta é letra C


 A resposta é o ponto D, já que pelo movimento de queda o pêndulo está acelerando.Portanto, quanto mais abaixo o ponto, maior a velocidade.


 Os nós evitam a queda caso a corda arrebente em A e C, mas não há nós para evitar aqueda caso a corda arrebente em B, que é a resposta adequada ao problema.

 Trace mentalmente o sentido da correia. Fazendo isso, é possível ver que se 1 gira horário, 2 gira anti-horário, 3 gira horário e 4 gira anti-horário. Portanto, das opções dadas, acorreta é B


 Quanto menor a roda, mais rápido o eixo em que girar para acompanhar o movimentoem comparação aos eixos das rodas maiores. Esta é uma conseqüência do fato das rodasmenores darem mais voltas, como já identificamos ser o caso no exercício 3

 Basta observar que a torneira 1 trava a água da torneira B, a torneira 2 trava A e a 5trava D. Portanto, só sobra C. Ou bastava seguir o percurso e ver que apenas C permite a águase deslocar para o reservatório se aberta.


Se as duas rodas têm o mesmo eixo, então elas giram no mesmo sentido. Trace mentalmente o percurso de uma correia qualquer (determinemos que 1 gira no sentido horário, por exemplo) e determine o sentido de rotação das rodas: 1horário, 2 e 3 anti-horário, 4 horário. Portanto, giram em sentido igual as rodas 1 e 4 - resposta B.




Sem necessidade de cálculos, basta observar que somente uma opção coloca a criança mais pesada mais próxima do centro de equilíbrio, resposta C. Como é sabido de todos, quanto mais longe do centro, maior a força feita pelo peso numa alavanca.


 Qualquer um que já se olhou num espelho sabe que é o espelho convexo, letra B. Estaé uma resposta intuitiva até. A única forma de errar seria não perceber que as figuras estão desenhadas para ser tridimensionais



 Esta é uma aplicação do princípio da alavanca. Como na pinça B o centro de equilíbrioestá muito mais perto do peso do que da mão, então fazemos um menor esforço com essa pinça.


 Certamente a roda irá o sentido anti-horário, ou para a esquerda. Quanto aomovimento ser contínuo ou intervalar, basta observar que o efeito do trecho vazado e dotrecho contínuo da roda X são diferentes na roda Y, de forma que o movimento é intervalar.


 As cordas 2 e 4 quando arrebentadas tiram a sustentação da placa. Quaisquer outrascombinações das sugeridas não seriam suficientes.

A situação mais fácil é com as duas roldanas, pois o peso se distribui e o esforço é menor. Portanto, letra C.


A tábua em pé suporta maior peso. Além disso, quanto menor o buraco, mais espaço para apoio. Portanto, a tábua D é a que suporta maior peso.


 Como ela está presa no segundo suporte, as respostas A e B estão descartadas. Além disso, D não é possível, pois para isso não haveria deslocamento para baixo de 1. A respostacorreta é C.


Para levantar o peso é preciso que o carretel onde ele está ligado gire no sentido horário. Para tanto, a roda dentada ligada diretamente ao carretel deve girar também nesse sentido. Assim, a roda Y precisa girar no sentido horário (sentido 4) e a roda X no mesmo sentido (sentido 2). Portanto, a resposta correta é a D

É preciso acompanhar todo o movimento. Veja na figura abaixo a conclusão é que a resposta correta é a dada na letra C







Ela tende a se partir onde a força é exercida de maneira mais intensa ou seja, mais perto do suporte ponto B.




Com a roda de cima girando no sentido horário, a roda X gira no sentido 1 e a roda Y no sentido 4
resposta A.




Pelo princípio dos vasos comunicantes, a altura é sempre a mesma do líquido,independentemente da forma do frasco. Portanto, a resposta certa é 1 e 4 letra D.


Ele pode descrever uma trajetória circular onde não há a parede para impedir e umatrajetória menor onde a parede segura a corda. Esta é a situação mostrada em C



 Quanto maior o espaço em contato com o vento, mais deslocamento. Portanto, aresposta correta é A



Certamente a barragem A, pois é a que melhor distribui um impacto que venha pela água. Nas outras duas formações, o ponto mais ao centro receberia muito mais impacto etenderei a haver rompimentos mais facilmente.