quarta-feira, 27 de junho de 2012

Teste de Inteligência BPR-5 RE – Raciocínio Espacial


BPR-5 RE – Raciocínio Espacial


 Este teste mede no candidato a capacidade de visualização, isto é, de formar representações mentais visuais e manipulá-las, transformando-as em novas representações. Lembre-se que não é possível se riscar os cadernos de teste no BPR-5. Isto dificulta bastante os testes  em especial este. O tempo de execução é de 18 minutos para este teste. Porém, o teste que foi aplicado pelo CESPE no concurso da Polícia Federal era mais extenso do que oque apresentamos   tinha alguns exercícios envolvendo 6 cubos  e tinha mais tempo.Entretanto, entendendo o teste aqui mostrado faz-se com tranqüilidade o outro.Nesse teste, temos um cubo e são mostradas rotações que este sofre. Seguindo as transformações anteriores, o candidato tem que determinar qual é o cubo que completa afigura. Ficará mais claro observando os desenhos.Comecemos pelos exemplos da capa, que são feitos como teste antes da prova de fato ser iniciada junto com as explicações do psicólogo.




 Como o candidato pode ver, o ponto negro que em (1) está na face de cima passa para direita em (2)e depois desaparece. Já a cruz que está em cima na figura (2) vai para a direita em (3). Portanto, a figura está rodando no sentido horário em relação a face da frente.Portanto, fazendo mentalmente esta mesma rotação na figura (3), a face inteira preta que está na face de cima deve vir para direita. A única figura que mostra isso é a da letra C, que é a resposta correta. Mostramos as rotações nas figuras durante as resoluções, de forma a facilitara visualização.
Porém, lembre-se que não se pode riscar o caderno durante a resolução.





 Aqui a rotação é anti-horária em relação a face direita. Portanto, a face que está na frente em (3) deve estar na parte de cima na figura que falta. Logo, o cubo correto é aquele que tem a face negra em cima
ou seja, B. Veja o padrão de resolução: 1determinar a rotação que está ocorrendo, 2 determinar qual cubo estará onde na figura que falta, 3 comparar com as respostas e determinar a resposta correta.







 Este é um pouco mais complexo. O cubo roda para baixo e depois para direita. Emseguida ele roda para baixo. Espera-se que ele rode, portanto, para a direita. E ao fazer isso,chega à resposta B.

erminados os exemplos, vamos aos testes. Repare que os primeiros movimentos sãodeterminados pelos desenhos e o último é deduzido


 O primeiro movimento é uma rotação para a direita e o segundo também. Portanto, oúltimo movimento é também para a direita. Assim, a face da esquerda (inteira preta) deve irpara frente. A única opção que se encaixa é a letra A.



 Aqui o movimento é para a direita em todos os casos (repare que a face de cima permanece sendo a mesma). Assim, a face inteira negra deve estar na direita na figura correta  – que é a da letra C.


  
 Aqui temos um giro para cima, seguido de outro giro para cima. Portanto, o próximo movimento é outro giro para cima, fazendo com que a face inteira preta fique na direita.Portanto, a resposta correta é E. A letra B também tem a face inteira preta na direita, mas a face frontal está direcionada errada




  


 Aqui temos movimentos para baixo. Portanto, a resposta correta é aquela que tem a face com o triângulo preto na face de cima e apoiado na frente. Portanto, letra A

Aqui temos movimentos para cima. Portanto, a resposta correta é aquela que o círculo na face de baixo e o quadriculado na face da esquerda (é preciso nesse caso seguir a face da esquerda nos desenhos que ela fica encoberta para descobrir qual será ela no desenho final). A resposta correta é A



Os movimentos são novamente para cima. A resposta certa é aquela que tem o “T” na
face de baixo a cruz na face da esquerda letra E.


 Temos aqui movimentos anti-horários em relação à face da direita. A resposta certa é aquela que tem a face da frente preta e bola preta na face de cima resposta C.
Temos nessa figura rotações horárias em relação à face de cima. A figura correta é aque tem a cruz na esquerda e o quadrado (basta segui-lo durante as rotações) na face da frente portanto, letra B.


Temos aqui movimentos anti-horários em relação à face da direita. A resposta certa é aquela que tem a linha diagonal na parte de baixo e a linha na face da direita na vertical. Portanto, a letra C.


  
 Os movimentos são anti-horários em relação à face da frente. O complicador aqui fica por conta da face em relação a qual a rotação está ocorrendo não se alterar com os movimentos. Porém, basta prestar atenção ao fato de que após as 3 rotações a face está exatamente uma posição antes daquela onde estava inicialmente. Portanto, a resposta corretaé aquela que tem a face inteira preta na parte superior e a face com a forma de seta na direita (veja que a seta está virada para baixo por conta da rotação). Portanto, a letra C.

  
 Temos movimentos anti-horários em relação à face da direita. A resposta adequadatem a bola na frente e a cruz em cima – letra D.

  
 Temos movimentos horários em relação à face frontal. A resposta adequada é aquela que tem a diagonal na face de cima. Além disso, a diagonal precisa estar no formato decontrabarra - \. Portanto, só pode ser a resposta A

 Os movimentos são anti-horários em relação à face da direita. A resposta certa precisa ter na face frontal o quadrado e na face da direita o triângulo precisa estar no lado inferiordireito. Além disso, na face de cima devemos ter a face cinza. Logo, a resposta correta é a D.

  
 Temos movimento anti-horário em relação à face de cima, movimento anti-horário emrelação à face de cima, movimento horário em relação à face da direita e movimento horárioem relação à face de cima. A sequência de movimentos não sugere uma lógica. Sendo assim, énecessário observar os cubos dados como respostas e ver se há possibilidade de eles serem aresposta correta. O cubo A não poderia ser, pois ele tem duas faces iguais ao quarto cubo dasequência, mas uma diferente (logo é outro cubo). O cubo B pode ser a resposta ele sairia do último cubo com uma rotação horária em relação à face de cima. O cubo C não poderia ser a resposta (basta observar como a face preta e a face com as duas linhas estão em diferentes posições. Também não pode ser o cubo D, pois a face do quadrado está em diferente posição em relação ao triângulo (compare com a quarta figura da sequência). Já E não poderia ser a resposta, pois caso o cubo sofresse uma rotação para que o triângulo ficasse nessa posição aface da esquerda seria preta. Logo, a resposta correta é a B

 O primeiro movimento é uma rotação anti-horária em relação à face esquerda. Em seguida temos uma rotação anti-horária em relação à face de cima. Em seguida uma rotaçãoanti-horária em relação a esquerda. Portanto, o próximo movimento deve ser uma rotação anti-horária em relação à face de cima. Fazendo isso, chegamos à figura D

 O primeiro movimento é uma rotação ant-horária em relação a face de cima. Em seguida temos outro movimento igual ao primeiro. Depois temos uma rotação horária emrelação à direita. E em seguida temos uma rotação anti-horária em relação à parte de cima.Portanto, o esperado é que o último movimento seja outra rotação anti-horária em relação à parte de cima, pois no começo foram duas. Fazendo isso, chegamos à figura E

 Começamos com um movimento anti-horário em relação à direita, passamos por outro movimento igual, depois temos um movimento horário em relação à frente e um movimentohorário em relação à direita. Desta forma, o esperado é um movimento horário em relação à direita novamente. Este movimento leva à figura B.

 O primeiro movimento é anti-horário em relação à esquerda. O segundo movimento é anti-horário em relação à parte de baixo. O próximo é anti-horário em reação à esquerda.Portanto, devemos esperar outro movimento anti-horário em relação à parte de baixo  –o que leva à figura A.

 Os movimentos são, na ordem: horário na direita, anti-horário em cima, horário na direita. Portanto, o próximo deve ser anti-horário em cima o que leva à resposta D.

  
 Os movimentos são: horário na esquerda, anti-horário em cima, horário na esquerda.Portanto, o movimento final deve ser anti-horário em cima. Este último movimento leva a cruz para a face direita. Porém, a grande complicação aqui é que há 3 respostas com essaconfiguração. Precisamos descobrir qual a face da frente. Para fazer isso, podemos ir por exclusão. A linha, proposta na resposta A, não poderia ser, já que ela está na face esquerda (ena horizontal basta seguir seu movimento). A diagonal não pode ser também, pois ela está na face inferior. Portanto, a resposta correta é letra E (se seguirmos a cruz desde o primeiro desenho veremos que ela realmente vai para frente no final)

Terminamos assim os testes. Compreenda bem a lógica e treine algumas vezes paraentender bem, que não será difícil fazer. A tabela de percentis é apresentada abaixo


certos Percentil
10 5
11 10
12 15
13 25
14 30
15 40
16 50
17 60
18 70
19 90

O teste aplicado na Polícia Federal era um pouco diferente. Porém, seria suficiente fazer uns 13 acertos nesse teste que resolvemos para aprovação.Terminamos de apresentar os 3 testes aplicados da bateria BPR-5 no último concurso da Polícia Federal. Apresentamos agora os dois testes que faltam, começando do teste deraciocínio mecânico. Dê uma olhada nesses testes, já que compreender a lógica envolvidaajuda muito caso algum dia tenha que os resolver.