quarta-feira, 27 de junho de 2012

Teste de Raciocínio dos relógios

Raciocínio dos Relógios


O teste dos relógios é um teste de raciocínio não-verbal clássico. O candidato deve induzir a lei que rege o problema e deduzir a resposta indicando qual das alternativas é a correta. Basicamente a prova se resume no mostrador de um relógio, incluindo seus ponteiros de horas e de minutos. Cada problema é formado sempre de 9 relógios, cada qual marcando uma hora. No último relógio de cada problema o mostrador aparece inteiramente em branco.O sujeito deve examinar a seqüência dos relógios com as respectivas horas marcadas, induzir alei que rege o problema e finalmente deduzir a resposta correta, indicando qual das alternativas (que sempre em número de 4 aparecem logo abaixo do respectivo problema )resolve a questão proposta. Há sempre uma, e apenas uma, alternativa correta. Os ponteiros dos relógios da prova não seguem exatamente as mesmas regras dos ponteiros dos relógios comuns, podendo andar para frente, para trás, em conjuntos ou isoladamente, ou ainda um pode andar para frente e outro para trás, cada qual com velocidade própria. O tempo de aplicação foi estabelecido em 30 minutos para candidatos com escolaridade até ensino médio, e em 20 minutos para candidatos com escolaridade de ensino superior.
Aqui vai uma observação porém: acredito que na Polícia Federal o tempo de teste eram 35 minutos
o que talvez faça a tabela de percentis diferente. De qualquer forma, com cerca de 30 acertos se faz uma pontuação muito alta, pois devo ter acertado por aí e fiquei com percentil 80 no teste. Acredito que 22 acertos sejam suficientes para aprovação no teste. São 40 testes no total. A tabela de percentis está apresenta da abaixo. A escala B é para ensino fundamental, a escala C é para ensino médio e a escala D é para ensino superior.




 Na Polícia Federal em 2009 foi exigido um percentil maior igual a 25, ou seja, era preciso acertar pelo menos 22 de 40, durante os 20 minutos do teste. Porém, vale a ressalva feita acima.Vamos apresentar os testes e suas resoluções, começando pelos exemplos dados na capa do teste, que o psicólogo faz junto com os avaliados, para testar a compreensão. Vale lembrar que os ponteiros nunca ficam entre os números nesse teste
O exemplo inicial é sempre ridiculamente fácil. Aqui todos os relógios estão na mesma hora. Portanto, o que completa o em branco é o relógio na mesma hora que os outros, ou seja,o relógio C.





 Aqui os relógios estão avançando de 10 em 10 minutos nas linhas e estão iguais nas colunas. O relógio que falta é o mesmo que completa as duas linhas acima dele na terceira coluna, o relógio B.


Há mais de uma maneira de observar a lógica. A mais simples é observar que nas linhasos relógios são iguais. Portanto, a resposta correta é D.

A lógica está nas linhas: na primeira o ponteiro das horas está fixo e o dos minutos anda de 10 e 10, na segunda o ponteiro dos minutos está fixo e o das horas anda de 10 em 10.Na última linha, tanto o das horas quanto o dos minutos andou de 10 em 10. Logo, a resposta correta é a letra B.Exemplos terminados, vamos ao teste verdadeiro.





 Apenas observe que os relógios que estão na mesma linha são iguais e saberá que a resposta correta é a D.



A lógica está nas colunas: na primeira os ponteiros avançam juntos de 10 em 10, na segunda apenas o dos minutos anda de 10 em 10. E na terceira, o das horas anda de 10 em 10.Portanto, a resposta correta é B.

A lógica está nas linhas: o ponteiro dos minutos está parado e o das horas andando de acordo com uma lógica em cada uma delas. Em cada linha o ponteiro dos minutos está paradouma vez em 12, uma vez em 1 e uma vez 3. Portanto, na linha que está o relógio em branco falta o ponteiro dos minutos em 12. A resposta correta é C.
A forma mais fácil de resolver é observar que a terceira linha é uma cópia da primeira.Portanto, o relógio em branco é uma cópia do último relógio da primeira linha. Resposta B

Na primeira linha os dois ponteiros andam juntos, na segunda linha apenas o ponteiro da hora anda. E na última linha apenas o dos minutos. A resposta correta é D, que segue esta lógica.

O ponteiro dos minutos está sempre na mesma posição nas colunas. Portanto, a resposta correta é a letra C.



 Os relógios em cada linha são sempre iguais. Portanto, a resposta correta é a letra D.



 Na primeira linha os ponteiros da hora apenas andam. Na segunda linha apenas os dos minutos. E na terceira andam os dois, Além disso, os ponteiros andam sempre numa quantidade fixa. Portanto, a resposta é aquela onde os dois ponteiros andam 6 posições,voltando a 12 – resposta D


A forma mais fácil de resolver é perceber que em cada linha há sempre um ponteirodas horas nas posições 2, 4 e 5. Na terceira linha já temos um relógio com o ponteiro dos minutos em 4 e em 5. Portanto, falta o ponteiro em 2  – resposta A.
A terceira coluna tem os ponteiros das horas e dos minutos invertidos em relação àcoluna do meio. Portanto, a resposta correta é a letra B.


O ponteiro das horas anda de 3 em 3 nas colunas. Portanto, na terceira coluna ele deve ir de 4 para 7
 – resposta C.


O ponteiro dos minutos está sempre na mesma posição nas colunas. Portanto, a resposta correta é aquela onde o ponteiro dos minutos está em 3  – letra D.


De forma simples, a terceira linha é uma cópia da primeira  – logo, B.



 Há mais de uma forma de resolver. Por exemplo, nas linhas o ponteiro dos minutos anda de 3 em 3
 – portanto a resposta correta é aquela em que o ponteiro dos minutos está em 11, letra B.


Veja que na primeira coluna o ponteiros dos minutos está no mesmo lugar, na segunda ele anda de 1 em 1 e na terceira de 2 em 2. Portanto, a resposta correta é aquela onde ele está 6  – letra B.

Nas colunas o ponteiro dos minutos está andando de 3 em 3. Na última coluna, portanto, o ponteiro dos minutos precisa estar em 1. Além disso, o ponteiro das horas também anda de 3 em 3 nas colunas. Juntando esses dois fatos, vemos que a resposta correta é a letra D.



 Em todas as linhas, os ponteiros estão pelo menos uma vez nas posições 2, 6 e 10. Na terceira linha falta o ponteiro da hora em 6 e o do minuto em 10. Logo, resposta D .



 Novamente a terceira linha é igual a primeira (isso é resultado da lógica dos movimentos, mas deixemos isso de lado e vejamos a forma mais simples). Portanto, a resposta é aquela que é igual ao terceiro relógio da primeira linha  – A



 Os ponteiros do minuto estão sempre parados no mesmo lugar. Já os das horas estão se movendo de forma que estão em posições opostas entre a segunda e a terceira coluna.Portanto, a resposta é B.

Nas linhas os ponteiros de hora e minuto estão alternando entre si de um relógio parao outro. Ou de outra maneira, a terceira coluna é igual à primeira. Portanto, a resposta correta é o relógio D.



Nas linhas, o ponteiro dos minutos tem um padrão: está andando de 1 em 1 para um sentido. Portanto, na terceira linha ele deve estar no 7. A única resposta que se encaixa é a A.





 Da primeira para a segunda linha, os ponteiros avançam 1 casa nos relógios. Já da segunda para a terceira, avançam 6 casas. Seguindo esse padrão, o relógio que falta é o terceiro relógio da segunda linha após avançar 6 números. Portanto, letra D.


A reposta é a letra A. As lógicas das linhas levam a que todas as linhas tenham a mesma resposta no final (primeira linha: 1 em 1, segunda linha: 2 em 2, terceira linha: 3 em 3).




 O ponteiro das horas está andando de 3 em 3 nas colunas. Observando isso e a terceira coluna vemos que a resposta é aquela onde este ponteiro está em 9  – letra C.




Os ponteiros na terceira linha tem como valor a soma dos ponteiros nas duas linhas anteriores. Portanto, na terceira linha, terceira coluna o valor correto é 4 para hora e 10 para minutos  – letra B.

Já de cara é fácil de ver que nas colunas o ponteiro dos minutos está sempre nomesmo lugar. Portanto, na terceira coluna o ponteiro deve estar em 3  – o que leva a resposta D.




A relação entre a segunda coluna e a terceira é a seguinte: na primeira linha cadaponteiro se distancia 1 número, na segunda linha se distancia 2 números. Logo, deve ser assimna terceira  – o que leva a resposta C.



 Os ponteiros na terceira coluna estão nos números que são resultado da subtração daprimeira coluna pela segunda coluna. Portanto, os ponteiros do relógio-problema devem estarem 7
 – 1 = 6 para a hora e 4  – 1 = 3 para os minutos. Assim, a resposta é D.



 Há mais de uma maneira de resolver (como acontece em muitos exemplos). Pegando uma forma simples, basta ver que nas linhas os ponteiros dos minutos andam de 3 em 3.Portanto, na solução precisa estar em 9 o ponteiro dos minutos, o que nos leva a concluir por C.






Os ponteiros não andam na primeira coluna, andam de 1 em 1 na segunda e de 2 em 2 na terceira. Portanto, precisa na resposta correta estar em 6 para minutos e em 8 para horas  –  letra A.











O ponteiro das horas na terceira coluna é a soma dos valores das outras colunas.Portanto, no relógio que queremos desvendar ele deve estar em 11. Além disso, o ponteirodos minutos da terceira coluna é igual ao valor da primeira coluna menos a segunda  – logo para o relógio-problema é 3-3 = 0, ou 12. Assim, letra A.


O ponteiro dos minutos anda 3 números nas colunas. Portanto, precisa estar no 9 na resposta. Assim, letra B.


Os ponteiros dos relógios na terceira coluna são o resultado da multiplicação dosvalores dos ponteiros dos outros relógios da linha equivalente. Portanto, no relógio que falta,os ponteiros estão em 12 para os minutos e em 12 para as horas  – letra C.




Os ponteiros dos minutos estão andando de 3 em 3 nas colunas. Já os ponteiros dashoras estão andando de 1 em 1 nas linhas. Assim, no relógio que falta o ponteiro dos minutosestá em 4 e o das horas em 8  – letra B.


Os ponteiros na terceira coluna são a soma do valor das outras colunas. Portanto, orelógio que falta deve estar em 1 + 3 = 4 para os minutos e em 2 + 9 = 11 para a hora  – letra A.
O ponteiro dos minutos na terceira coluna é igual ao valor do ponteiro da primeira coluna dividido pela segunda coluna. Assim, na terceira linha, terceira coluna devemos ter esteponteiro no valor 4/2 = 2. Assim, resposta B.



 O ponteiro dos minutos está avançando de 1 em 1 nas linhas. Assim, na terceira linha ele, que já foi de 11 para 12, deverá ir para 1. Portanto, resposta certa = C.



 O ponteiro dos minutos na terceira coluna é a soma do valor das outras colunas. Naterceira coluna ele deve estar em 8 + 1 =9. Chegamos a resposta correta  – letra C.



O ponteiro dos minutos está em 12 em todos os relógios, com exceção do central. Além disso, o valor do ponteiro das horas na terceira linha, primeira coluna é igual a soma dovalor das linhas anteriores. E além disso, o valor do ponteiro das horas na primeira linha, terceira coluna é igual ao valor da soma das colunas anteriores. Assim, há que se esperar amesma simetria ao redor do relógio central. Dessa forma, o valor do relógio que falta será igual a soma do valor dos relógios da mesma linha ou da mesma coluna para as horas  –ambos apontam para 8. Assim, a resposta correta é a letra A.

Terminamos aqui a resolução do teste dos relógios. Veja que a estratégia mais simples e procurar lógica apenas em dos ponteiros inicialmente (fizemos isso com o dos minutos). Caso a lógica encontrada levar a duas respostas certas, procure a lógica do outro ponteiro. Pense em termos de operações matemáticas entre os números para maior facilidade.