quarta-feira, 27 de junho de 2012

Teste de Aptidão Específica DAT



 Ainda seguindo nos testes de raciocínio, para treino e para o caso de que venham a ser aplicados (ou testes semelhantes), apresento os testes de raciocínio DAT. A primeira parte sãotestes de raciocínio espacial, usando um tipo diverso de teste em relação ao BPR-5 RE. O segundo é outro tipo de teste de raciocínio verbal. Como no teste BPR-5, não é possível riscar o caderno de respostas, o que dificulta a resolução, já que tudo tem que ser feito apenas mentalmente.



DAT Raciocínio Espacial  – Relações Espaciais


O teste consiste de quarenta moldes, que dobrados podem formar figuras. O candidato deve indicar quais figuras poderiam ser formadas com o molde apresentado. Podehaver mais de uma resposta correta em cada teste, mas há sempre pelo menos uma correta. Na folha de marcação o candidato marca todas figuras que considera que são corretas. Como não temos o gabarito oficial do teste, apresentarei minhas próprias resoluçõespara os testes DAT. Esforçar-me-ei para conseguir as melhores respostas possíveis, mas fiquemcientes que pode haver um erro ou outro  – que pode ser descoberto e corrigido pelos leitores .Se não garanto acerto de 100%, garanto que com essas respostas passa-se com sobras em qualquer concurso onde se cobre esse teste. Vamos aos testes, começando pelos exemplos de apresentação.


Vamos agora aos verdadeiros testes.


Os cubos A, B e C são iguais (basta virar que chegaremos no mesmo desenho) e todos podem ser feitos. O cubo E não pode ser feito, já que pelo menos uma das faces mostradas deveria ser azul. Já o cubo D não pode ser feito, já que as partes azuis não podem ser juntas desta maneira. Resposta: A, B e C.






A figura A não poderia ser feita, já que não está presente o círculo maior. A figura B também não poderia ser feita, já que o círculo maior não é furado. A figura C poderia ser feita e é a primeira que se imagina ao ver os moldes. D não poderia ser feita, pois a parte de cima e a de baixo estão muito desproporcionais em relação ao molde. E também poderia ser feita (não é possível se precisar exatamente o tamanho do lado da figura que seria produzida comos moldes  – e esta figura poderia ser a figura C vista por outro lado). Resposta: C e E.




Ao montar o cubo, teremos duas faces azuis lado a lado. A figura B não poderia ser formada, pois é óbvio que não temos 3 lados azuis. Quanto às figuras com apenas um lado azul, pode ser que o outro lado azul esteja apenas encoberto. Já a figura D poderia ser montada, já que os lados azuis podem estar ambos encobertos. Resposta: A, C, D e E.




Se dobrarmos para dentro, chegaríamos à resposta A. Porém, não se pode dobrar paradentro, já que as faces mostradas são sempre para fora. Dobrando para fora, chegamos àsrespostas C, D e E
 – que podem ser visões diferentes da mesma figura. B não seria possível,pois está fora do padrão de medidas do molde. Resposta: C, D e E.




Dobrando, chegamos a um cubo onde temos uma face azul e outra com um ponto lado a lado. Todas as figuras podem ser formadas, portanto, já que não temos como saber se em A ,B e E os lados necessários não estão encobertos. Resposta: todas



A figura que se forma é aquela apresentada em A. A figura D pode ser vista como outra perspectiva da figura A  – e também é possível. As figuras C e E não podem ser formadas, já que não há como formar os lados retos. E a figura B também não pode ser formada, pois não tem o formato do molde. Resposta: A e D



Dobrando, temos um cubo com 3 lados azuis, sendo que todos estão lado a lado entre si. Portanto, A não seria possível (só com a dobradura para dentro, que não é permitida). B não seria possível, pois não há como fazer com que haja lados azuis nas laterais e na parte de cimado cubo. C e E são possíveis (o outro lado azul está encoberto). D é impossível, já que seria necessário que mais um dos lados mostrados fosse azul. Resposta: C e E.




 Dobrando, temos um cubo com 3 lados azuis, sendo que todos estão lado a lado entresi. Portanto, A não seria possível (só com a dobradura para dentro, que não é permitida). B nãoseria possível, pois não há como fazer com que haja lados azuis nas laterais e na parte de cimado cubo. C e E são possíveis (o outro lado azul está encoberto). D é impossível, já que serianecessário que mais um dos lados mostrados fosse azul. Resposta: C e E. Dobrando, as portas azuis ficam em lado opostos entre si e os pontos ficam em ladoopostos entre si. Além disso, pontos e portas não ficam no mesmo lado. Desta maneira, aúnica figura possível é a D. Resposta: D

Dobrando, temos dois lados encostados e a parte de cima azuis. É possível girar a caixaformada e chegar nas figuras A, B, C e E. Além disso, a figura D pode ser feita encobrindo todos os lados azuis. Resposta: todas.


A figura típica formada por este molde é a figura B. Todas as demais não podem ser formadas com esse molde, sendo que D não pode por diferença de medidas. Resposta: B

A figura típica formada por este molde é a figura B. Todas as demais não podem serformadas com esse molde, sendo que D não pode por diferença de medidas. Resposta: B

Dobrando, temos porta e janela azuis do lado oposto entre si e telhados azuis acima delas. Os lados são inteiramente brancos. A resposta possível é apenas C. Todas as demais não se encaixam com o molde apresentado. Resposta: C



C e D são as figuras que se formam com esse molde (de fato, são o mesmo objeto vistode duas formas distintas). As demais figuras não se encaixam com as dimensões do molde.Resposta C e D



 O cubo formado por esse molde tem a parte de cima e a parte de baixo azuis e três dasquatro faces laterais com pontos. A e D são exemplos de formas que podemos visualizar o objeto. As demais, não se encaixam no padrão do molde. Resposta: A e D



 O cubo formado por esse molde tem a parte de cima e a parte de baixo azuis e três dasquatro faces laterais com pontos. A e D são exemplos de formas que podemos visualizar oobjeto. As demais, não se encaixam no padrão do molde. Resposta: A e D

A parte azul fica encostada numa lateral que não é dividida. Por conta disso, A e E nãosão desenhos possíveis. As demais caixas são possíveis, dependendo apenas de como se vira objeto. Resposta: B, C e E.


Temos um cubo com a face superior e a face inferior azuis e duas faces opostasmetade azuis, metade brancas. B, C e D são formas de visualizar o objeto formado. As demaisnão são possíveis, pois os dois lados inteiros azuis não se tocam. Resposta: B, C e D.


A figura formada do molde é um cubo com um pequeno corte retangular. B, D e E sãoformas de visualizar o objeto. A e C estão erradas, pois há um corte, não um parte extra nafigura. Resposta: B, D e E.


A caixa formada tem a parte de cima inteira azul, a parte de baixo branca e as quatrolaterais meio azuis, meio brancas; sendo que apenas duas metades azuis estão encostadas. A,B, D e E são visualizações diferentes do objeto. C não é possível, já que não há lateralinteiramente azul. Resposta: A, B, D e E

A face superior do cubo que será formado tem os lados azuis encontrados como nafigura A. Além disso, o lado inteiro azul está oposto a este lado quadriculado. Por essas razões,A e E são as únicas figuras possíveis. Respostas: A e E.

 Temos um cubo onde as faces superior e inferior são brancas e as laterais sãoformados pelos dois triângulos de cores diferentes. Além disso, todos os triângulos azuis estãocom a mesma disposição, não havendo encontro entre eles, como em B. A e E são formas derepresentar a figura. Respostas: A e E.



E é a melhor representação do objeto formado pelo molde. A também é um visãodiferente dele. Já as outras figuras não se encaixam no molde (repare que falta o canto arredondado da lateral mais fina). Resposta: A e E.



Temos duas faces laterais azuis e dois “telhados” azuis. Os “telhados” azuis estão
encostados e não estão acima de nenhuma lateral azul. As possibilidade de resposta corretasão A e D. Resposta: A e D


A, C e E são formas de ver o objeto formado. B tem dimensões erradas e D tem odesenho diferente. Resposta: A, C e E.


As duas metades do círculo azul se encontram e formam o círculo, exatamanete nomeio de onde o cone se divide. A é a representação mais adequada. B, C e D também sãopossíveis, dependendo do lado que se olhe. E não é possível, já que deveria haver a divisãoentre as folhas que se uniram no meio do círculo. Resposta: A, B, C e D.

D é a representação do objeto formado mais adequada. A também é umapossibilidade. O problema com B é um lado estar muito maior do que o outro na parte que seliga à rampa. As outras figuras não têm o formato certo. Resposta: A e D.



 A caixa tem a parte superior com o retângulo azul e uma lateral azul e outra comretângulo azul, sendo que elas estão encostadas. Todas as figuras são formas de visualizar oobjeto formado. Resposta: todas


As duas formas geométricas ficam em lados opostos, sendo que o quadrado azul ficado lado onde há o formato de rampa. D é a única das figuras adequadas para a representação.Resposta: D.

Somente B tem dimensões que claramente não são compatíveis com o molde. As demais são representações possíveis. Resposta: A, C, D e E.


Temos uma lateral azul e na face de cima, paralelamente à lateral azul temos um retângulo e a divisão, provocada pelo molde. Além disso, o retângulo fica do lado contrário à lateral azul. D e E são possíveis respostas adequadas. Resposta: D e E.

B é uma representação típica. D é uma visão alternativa adequada. C e E não tem as laterais esperadas para o molde apresentado. A estão com dimensões erradas. Resposta: B e D.


 Imaginando um formato de casa, o teto seria metade azul, metade branco (a metadeazul seria a mais baixa), com a janela e a porta em paredes que estão ligadas e a porta na parede mais alta. A é uma representação típica. B e D são outras formas de ver esse objeto.Resposta: A, B e D.



Formamos um cubo com o lado superior inteiro azul, uma lateral metade azul, metade branca na perpendicular e a parte inferior metade azul, metade branca. A, D e E são formaspossíveis de se visualizar o objeto formado. Resposta: A, D e E.



Temos a face superior da caixa com o retângulo azul no centro, as laterais metade azuis metades, metades brancas com um desenho contínuo e o lado azul oposto ao retângulo.São representações possíveis: A, B e E. Resposta: A, B e E.

A figura formada parece um livro, que pode ser representado por qualquer das figuras mostradas. Resposta: todas


As únicas figuras que não se encaixam no molde são C e E, já que não há como obter quatro faces azuis e quatro brancas juntas, pela disposição das cores. Resposta: A, B e D.


A casa tem os dois telhados azuis e a porta na parede mais larga. São boasrepresentações as figuras A, B e C. D está fora das dimensões esperadas e E não tem o telhado azul.


 Aqui o principal detalhe é observar que o retângulo está posicionado do lado do triângulo branco e não do azul. Desta maneira, a figura B não é possível, pois o retângulodeveria estar aparecendo. Repare que as figuras C e D não são ambas possíveis, pois a rotação de C não leva a figura D. De fato, a figura D não é possível (rode o molde e verá que a figura C é a correta). Resposta: A, C e E


 Está é uma figura relativamente complexa de ser imaginada. De começo, excluímos C da lista das respostas corretas, já que não há duas listras azuis lado a lado como nessa figura.Da mesma forma, excluímos C, já que os quadrados azuis não ficam lado a lado. A e D nãopodem ser ao mesmo tempo possíveis, já que são dois objetos diferentes. Observando o lado onde a faixa azul está na parte de cima, vemos que A é a resposta incorreta. Assim, D e E são as respostas corretas. Resposta: D e E


A figura E é a mais típica da representação do molde. Se tentarmos imaginar as rotações da figura E, veremos que, como todos os lados que nele não aparecem contémpontos, todas as figuras apresentadas são possíveis. B, C e D são apenas rotações umas dasoutras no mesmo plano. Resposta: todas.Terminamos o teste de raciocínio espacial. Vamos agora ao teste de raciocínio verbal. Lembrando que, pela falta do gabarito oficial, não é possível garantir 100% de acerto, mas asrespostas dadas são suficientes para aprovação.